Vivemos em um apartheid cultural. A política cultural brasileira, que se dá através das leis de incentivo fiscal, ainda não conseguiu democratizar o acesso à cultura.
Em 2017, o total de recursos para a Cultura foi de apenas 0,27% do PIB. E a parcela realizada com as leis de incentivo vem crescendo de maneira significativa, chegando a 67% do gasto realizado com a Cultura em 2015.
Toda vez que se fala em cortar gastos, a cultura precisa provar seu valor. Mas é mais do que sabido que a cultura enobrece as relações sociais e reduz os focos de tensão e violência, elevando a autoestima e o sentimento de pertencimento do nosso povo. É a cultura que nos une como brasileiros, que nos aproxima, nos identifica!
Hoje a Constituição garante o efetivo exercício dos direitos culturais, o acesso às fontes da cultura nacional e a liberdade das manifestações culturais. Mas o consumo da produção cultural do país esbarra na exclusão sociocultural. Apesar de grandes espetáculos terem eclodido nos últimos anos, há uma imensa carência nas periferias e no interior, onde a diversidade cultural acontece.
Eu sou artista, formado em Artes Cênicas, e inseri a arte do palhaço dentro do contexto hospitalar. Como empreendedor social, criei um projeto que convida artistas para levarem sua produção cultural para dentro de hospitais públicos. É com essa bagagem que vou lutar pela valorização e pela democratização da cultura.
Propostas
• Fortalecimento de políticas que ajudem a posicionar a cultura como eixo estratégico de desenvolvimento, gerando emprego, renda, conhecimento, fruição artística e identitária
• Mecanismos fiscais de investimento em HUBs criativos, pontos de cultura, e projetos culturais via leis de incentivo
• Mecanismos de estímulo e abatimento fiscal para doação de pessoas físicas a projetos culturais
• Mecanismos de fortalecimento e regulação de plataformas de crowdfundings, crowdsourcing e matchfundings
• Mecanismos de fortalecimento e regulação de fintechs e programas de investimentos de impacto socioambiental
• Mecanismos de incentivo à economia criativa, colaborativa e compartilhada