A Ludicidade na Criação de Futuros

A Ludicidade na Criação de Futuros

Vai um grilo de aperitivo?

Como em todos os anos, aconteceu a 10Year Forecast, conferência anual do Institute For The Future (www.iftf.org) em Palo Alto, onde são compartilhados os conhecimentos gerados pelos estudos de futuro da organização, de modo que possamos olhar os próximos dez anos.

Baseado em Palo Alto, IFTF é uma organização sem fins lucrativos que trabalha o Futurismo há mais de cinquenta anos e, em 2014, me contemplou com a Fellowship4Good, por conta de meu trabalho nos Doutores da Alegria. Minha premissa inicial foi: Olhando o hospital como metáfora para o mundo contemporâneo, como ampliar o espaço da alegria em nossas vidas?

Foi dessa experiência que nasceu meu despertar de consciência para o campo que hoje chamo de Inteligência Lúdica, bem como seu impacto em nossas vidas e no mundo do trabalho; aquele, fora do hospital. Enfim, esse evento ocorre online, e recebi uma caixa com os dizeres: “Abra no dia 14 de Setembro”. Ao abri-la ontem, me senti como uma criança abrindo o presente de aniversário, me encantando com toda a ludicidade presente no conteúdo: Uma ampulheta / O livro Full Spectrum Thinking/ Divertidas pequenas experiências gastronômicas sob a forma de snacks tipo uma barra de nutrição à base de …Grilos!/  torresmos Sem porco…/ e finalmente pacotinhos para serem abertos ao longo da semana.

O espírito lúdico que nos lança no playground da imaginação sem limites, tem início por perguntas que, no Futurismo, começam com: E SE…?

Ao propor esta série sobre Inteligência Lúdica, meu objetivo é “fazer cócegas” em nossa imaginação e percepção, porque este momento do mundo nos pede e oferece esta oportunidade, a de criar novas e saudáveis soluções para os dilemas e desafios da contemporaneidade. Bora brincar?

Faça um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>